sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dia dos Advogados.

O mês de agosto é considerado o mês dos advogados e no dia 11 do corrente se comemora o dia do advogado.
Após a independência do Brasil, mais especificadamente em 1.824, o País ganhou a suas próprias leis, quando foi redigida a primeira Constituição Brasileira, sendo que no dia 11 de agosto de 1827 o Imperador criou o primeiro curso de Direito no País.
O advogado é um profissional que presta assistência jurídica, defendendo os interesses de seus clientes diante da justiça, é a ação de pleitear em juízo.
Acredite se quiser, nós advogados temos dois dias em comemoração ao nosso trabalho, o dia 19 de maio, dia do padroeiro dos profissionais do Direito, Santo Ivo, o qual foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans, tendo como preferência o direito civil e canônico, atuado nessas áreas em defesa dos pobres que não tinham condições de financiar as despesas judiciais.
E temos também o dia 11 de agosto, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido implantada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.
No dia 11 de agosto ficou estabelecido ainda o famoso “dia da pendura”, onde estudantes de direito e advogados já formados brincam pelos restaurantes das cidades, pendurando as contas do consumo que fizeram ali. As despesas ficam por conta dos donos dos restaurantes, uma vez que a brincadeira foi por eles instituída, ainda no início do século XX, para comemorar a criação das faculdades de direito.
O trabalho como advogado requer muito estudo, paciência e dedicação, pois a profissão envolve todo o conjunto de normas jurídicas vigentes no País, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade.
As leis aparecem divididas em várias áreas como: civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, internacional, ambiental, digital, público e privado, de propriedade intelectual e de arbitragem internacional.
Para atuar como advogado há a necessidade de ser aprovado em uma faculdade e após praticamente cinco anos de estudos, concluir o curso de direito, e ainda para exercer a profissão, prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, o que demanda para alguns, uns anos de estudos a mais.
O bacharel em Direito, pode também, seguir a carreira jurídica, na qual o indivíduo atuará como funcionário público, através de concursos públicos, exercendo a profissão, por exemplo, de delegado, juiz, promotor, procurador, dentre outras.
Visite a página Vida de Advogado no Facebook, assim como os demais canais nas mídias sociais, principalmente o canal do Youtube, desenvolvido por este colunista desde 2013, aonde compartilha de maneira por vezes engraçada a sua Vida de Advogado.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKnQ20zvU3XNc_8kdJqjMug
Site: www.vidadeadvogado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário